Neste sábado (12/4), das 9h às 17h, o Parque Fernão Dias, em Contagem, receberá a 2ª edição da Feira Andorinhas. O evento, que integra a programação de projetos contemplados no Edital Multilinguagens do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FMIC), reúne literatura, artes visuais, música e gastronomia. Promovendo também a democratização do acesso à arte e à cultura para toda a população. A entrada é gratuita.

Com o tema “Arte Acessível, Inclusiva e Democrática”, a feira reforça seu compromisso com a promoção da diversidade e da inclusão no cenário artístico local. A idealizadora do projeto, Andreia Carvalho, destaca a importância da iniciativa: “Acreditamos que a arte e a literatura são instrumentos de transformação pessoal e mobilização social. Por isso, devem ser acessíveis a todas as pessoas, independentemente de diferenças, limitações, faixa etária ou classe social. Nossa palavra-chave é acolhimento”.

Fruto de intensa mobilização da comunidade cultural, a 2ª Feira Andorinhas registrou 104 inscrições em 15 diferentes linguagens artísticas. Ao todo, 62 expositores(as) foram selecionados, priorizando a diversidade e a inclusão. Do total de inscritos, 50% se autodeclaram pretos e pardos, e mais de 52% são mulheres cis e trans. A seleção também valorizou pessoas idosas, LGBTQIAP+ e pessoas com deficiência (PCDs), além de artistas residentes em Contagem.

Entre os artistas selecionados estão nomes conhecidos da cena cultural contagense, como Daniela Graciere, Fabi Santana, Dani Braga, Laila Torres, Mateus Silva, Fernando Perdigão, Rafael Assis, Rob Dutra, Primo, Grupo Artefatos e Lúdico em Ação.

Programação diversificada

Além dos expositores(as), o público poderá conferir o Sarau Lítero-Musical, que inclui lançamentos de livros, intervenções poéticas, performances e apresentações musicais. Um dos destaques será a contação de histórias “Abayomi, o Encontro Precioso”, com a educadora antirracista Vanderleia Reis, e a apresentação de “Peter Pan Surdo na Terra do Nunca Ouve”, com o ator e poeta surdo Hélio Alves, promovendo reflexões sobre acessibilidade linguística e identidade surda.

A programação musical contará com o show “A Trinca do Vulcão”, projeto liderado por Ayam Ubrais Barco, ao lado dos músicos Chedinho e David Moura, que apresentarão canções dos três álbuns do artista em novas roupagens.


atualizado em 11/04/2025 - 12:52

comentários