Com recursos do Edital Descentra Cultura, da Fundação Municipal de Cultura, iniciativa, acontece a partir do dia 10 de agosto

Conhecido como o “artista do ruído”, o músico, artista visual, poeta e arte-educador Babilak Bah promove a oficina “Ritmo, Corpo e Palavra” gratuitamente no Centro de Referência da Cultura Popular Lagoa do Nado (Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, Itapoã).  As atividades serão realizadas do dia 10 de agosto até o dia 10 de outubro, às terças e quintas, das 19h às 22h, exceto na estreia, que é numa quarta-feira.

O Centro de Referência da Cultura Popular Lagoa do Nado é o terceiro local a receber a iniciativa, que fica até o dia 18 de agosto no Espaço Cultural Suricato e até 8 de agosto noQuilombo Manzo NGunzo Kaiango.   O público alvo são artistas, estudantes de artes, músicos e pessoas que tenham interesse em interagir com expressões livres e espontâneas, na perspectiva de realizar experimentações com corpo, ritmo e palavra, com idade mínima de 15 anos. As inscrições são gratuitas.

De acordo com Babilak Bah, a oficina tem intenção de promover a consciência rítmica, associando o ritmo, o corpo e a palavra como movimento sonoro e corporal, propondo a criação coletiva e a história pessoal dos participantes como metáfora do mundo: como potência poética e a narrativa das biografias. A proposta será apresentada por meio de exposição bibliográfica e apreciação de materiais relacionados à temática, em vídeos e catálogos.

A oficina ainda coloca em discussão a poética de poetas de gerações distintas que perpassam os cânones da nossa literatura, a poesia marginal e a produção contemporânea de Belo Horizonte.

Serão propostas dinâmicas sobre o tema da oficina sob a noção de interface; jogos rítmicos: o ritmo como objeto de linguagem – utilização do corpo como parte constitutiva da obra; jogos textuais: a palavra enquanto elemento de expressão crítica e potência para a criação artística. Ao final das oficinas, serão apresentadas performances artísticas baseadas nas atividades realizadas.

Babilak Bah – artista do ruído, músico, artista visual, poeta e arte-educador. Produziu dois CDs – ‘Enxadário: Orquestra de Enxadas’, em 2006, e ‘Biografia de Homens Inquietos’, em 2010. DVD: Afroprogressivo em 2014. Em 2012, foi premiado no “Rumos Educação Cultura e Arte”, do Instituto Itaú Cultural, com a proposta ‘Uma experiência inter-semiótica com a loucura’. Já se apresentou em projetos relevantes para a cultura brasileira de vários estados, como projeto Pixinguinha, Conexão Vivo, Sesc Pompéia e outros. Ainda foi selecionado, em 2006, pelo Rumos Educação, Cultura e Arte, do Instituto Itaú Cultural, como um dos compositores mais inovadores da música brasileira, com sua pesquisa voltada para a linguagem das enxadas. Excursionou pela França, Espanha e Inglaterra. Atualmente, vem se dedicando à elaboração de esculturas sonoras, estabelecendo um trabalho de fusão de linguagem entre palavra, som e artes visuais.

Serviço:

Oficina “Ritmo, Corpo e Palavra” de Babilak Bah

Centro de Referência da Cultura Popular Lagoa do Nado

Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, Itapoã, Belo Horizonte

De 10 de agosto  a 10 de outubro

Horários: terças e quintas, das 19h às 22h

 

Inscrições gratuitas pelo e-mail oficinaderitmo@gmail.com(enviar um breve currículo ou síntese de experiências artísticas, com nome, idade, endereço, e-mail e telefone)

Público alvo: artistas, estudantes de artes, músicos e pessoas que tenham interesse em interagir com expressões livres e espontâneas, na perspectiva de realizar experimentações com corpo, ritmo e palavra, com idade mínima de 15 anos

Mais informações: (31) 3277 7420 | (31) 99109 0893


comentários