Durante o mês de abril, a instituição, que é referência nacional nos cuidados a pessoas com deficiência intelectual, seguirá um cronograma conforme as orientações do Ministério da Saúde com o objetivo de preservar os colaboradores e cerca de 100 educandos

O aumento do número de casos de Coronavírus (Covid-19) obriga o poder público e a iniciativa privada a tomarem uma série de medidas para tentar conter a pandemia. Neste sentido, o CENSA Betim, (Rodovia Fernão Dias, Km 494 – S/N Betim – MG), instituição com 55 anos de história, em consonância com o Ministério da Saúde, adia o término das ordens de isolamento social, com medidas seguras para seus educandos e funcionários. Para isso, o local seguirá um protocolo rigoroso elaborado pela Diretora Presidente e mestre em Psicologia, Natália Costa, e pelo Dr. André Luís Pires de Carvalho, psiquiatra e Diretor Técnico Médico do CENSA, reforçando os cuidados de isolamento social preconizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) durante todo mês de abril.

De acordo com Natália Costa, o protocolo criado internamente segue passos que visam preservar a saúde de educandos e colaboradores. “Para proteger e trazer mais tranquilidade para todos, decidimos que visitas e licenças terapêuticas continuarão suspensas sendo substituídas por telefonemas liberados a critério da família. Caso já exista uma programação de saída no mês de abril e a família não queira cancelar, o educando deve retornar ao CENSA somente após o período determinado do isolamento”, comenta.

Segundo Natália Costa, “saídas para consultas e exames eletivos continuarão cancelados e serão remarcados, exceto urgência e emergência médica. Além disso, atividades terapêuticas em grupo continuarão reduzidas e, quando houver, acontecerão em ambientes arejados com educandos mais afastados uns dos outros.

Já o Dr. André Luís Pires de Carvalho, diretor técnico médico do CENSA Betim, explica que os educandos com mais de 60 anos estão sendo monitorados com mais frequência, já que fazem parte do grupo de risco. Além disso, ele lembra que a aglomeração está proibida e pessoas com sintomas gripais continuaram sendo orientadas quanto aos cuidados básicos. “Seguindo nosso protocolo, determinamos que, educandos com mais de 60 anos, estão sendo monitorados com muita atenção sobre o aparecimento de sintomas gripais com avaliações clínicas rotineiras. A aglomeração de pessoas está suspensa, como, a festa da família do mês de abril agendada para próximo dia 25. Fora isso, funcionários com sintomas gripais continuam sendo orientados a usar máscaras e trocar a cada quatro horas e/ou dependendo da gravidade dos sintomas, liberados para urgência médica”, salienta.

Prevenção

Além disso, o Dr. André Luís Pires de Carvalho adiciona que a circulação de pessoas de fora dentro da instituição está proibida. Ele também reforça que todos os funcionários continuam sendo orientados sobre a questão das medidas de prevenção ao Coronavírus. “Fica mantida a proibição da circulação pelas dependências internas de fornecedores e quaisquer outras pessoas que não funcionários registrados com carga horária a ser cumprida naquele momento. A diretoria do CENSA permanece capacitando os funcionários com medidas de prevenção como aplicação de álcool 70, limpeza das mãos dos educandos e afastamento social”, completa.

CENSA Betim

Fundado em 1964, o CENSA Betim é um local para cuidados básicos e um espaço para ser e conviver. Sua missão é atender as necessidades da pessoa com deficiência intelectual, associada ou não a outros transtornos, e da sua família, assegurando-lhes qualidade de vida e uma educação socializadora. O CENSA Betim conta com uma equipe transdisciplinar, convênios e parcerias. Além disso, oferece uma proposta diferenciada com atividades esportivas e recreativas, escolaridade especial, equitação e oficinas de música, teatro e artesanato. Tudo isso em um ambiente familiar e integrado à natureza.

Para dar todo o suporte e orientação necessária para os educados da instituição, o CENSA Betim dispõe de três diferentes modalidades de atendimento. Os diários, que acontecem sempre de segunda à sexta, entre 08h às 17h, o atendimento Integral, com funcionamento 24 horas que engloba hospedagem por tempo indeterminado; e a hospedagem periódica, que são especificamente para os planos de finais de semana, férias ou de acordo com as necessidades de cada família.

CENSA Betim

Centro Especializado Nossa Senhora D’Assumpção

Endereço: Rodovia Fernão Dias, Km 494 – S/N | Betim – MG

Telefone: (31) 3529-3500

E-mail: contato@censabetim.com.br


atualizado em 06/04/2020 - 14:41

comentários