Umidade e sujeira podem atrair microrganismos prejudiciais à saúde, principalmente com temperaturas baixas

O Brasil entrou oficialmente em sua época mais fria do ano. Há poucos dias de começar o inverno, este é o momento que especialistas da saúde alertam para as doenças relacionadas ao frio e umidade que aumentam nesse período. Esse ano, principalmente com a pandemia de Covid-19 pelo mundo, os cuidados precisam ser ainda mais intensos. Além da higiene do corpo, as roupas têm um papel fundamental no processo de prevenção. Afinal, quando não cuidadas, podem servir como abrigo para diversos fungos, bactérias, vírus e outras impurezas.

Nesse sentido, a lavanderia surge como uma boa alternativa. “Este é o momento em que a maioria das pessoas estão tirando do guarda-roupa as peças mais quentes, como casacos, cobertores e outros. O problema é que, por ter passado um longo período guardado, a roupa estará com ácaros e fungos, causadores daquele cheiro característico de ‘guardado’. Portanto, uma simples limpeza em casa pode não ser suficiente para retirar todas essas impurezas”, explica Edmar do Carmo, diretor da lavanderia Restaura Jeans,em Belo Horizonte.

Edmar explica que a lavagem das peças na lavanderia garante que a roupa ficará 100% higienizada. “Os aparelhos e produtos específicos permitem a lavagem correta, além de conservar o tecido e permitir que ele possa ser utilizado por muito mais tempo”, revela.

Outro ponto destacado pelo diretor é a higienização profunda que pode auxiliar na prevenção contra o novo coronavírus. “Em caso de contato com alguém contaminado pelo vírus, as roupas também podem servir como um agente transmissor da doença quando não são higienizadas corretamente. Por isso, é indicado sempre mudar a roupa e lavá-la corretamente caso precise sair de casa nesse momento”, alerta.

Fonte: Edmar do Carmo, empresário e diretor da unidade Restaura Jeans em Belo Horizonte.


comentários