Ferramenta amplia possibilidades e auxilia na diminuição da evasão universitária durante período de quarentena

A educação passa por um momento desafiador. De maneira geral, os desafios do distanciamento social que afetam as instituições de ensino, alunos e professores permitem um repensar das ferramentas pelas quais a educação era ofertada antes da COVID-19.

Antes da pandemia a educação a distância crescia ano após ano e, de acordo com o INEP, órgão vinculado ao Ministério da Educação, a EaD poderia ultrapassar o número de matrículas de alunos dos cursos superiores presenciais. A expectativa é de que o crescimento da EaD acelere fortemente durante o distanciamento social.

Roberta Salvático Vaz de Mello é Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica e Cidadania da Famig, explica que a procura por ferramentas tecnológicas que possibilitem a continuidade dos estudos por meio da internet cresceu consideravelmente, pois o MEC possibilitou a todos os cursos superiores, inclusive aqueles que são presenciais, a migrarem para a modalidade remota até dezembro de 2020.

Aplicativo facilita vida de estudantes e professores

A startup educacional Sistema Faculdade lançou um aplicativo para smartphones que permite às instituições de ensino a oferta de aulas, trabalhos e provas para os seus alunos de forma simples e eficiente, eliminando barreiras tecnológicas que incentivam a evasão.

O APP possibilitou a transição do ensino presencial para o remoto durante a pandemia de forma natural, conforme relata a professora Roberta Salvático: “Ao migrarmos para a educação remota, o APP Sistema Faculdade ampliou as nossas possibilidades e nos deu segurança, pois, permitiu a continuidade das atividades acadêmicas com simplicidade e eficiência. Os alunos possuem o curso na palma da mão.”.

Sistema Faculdade

A Sistema Faculdade é uma plataforma com diversos módulos para a oferta de ensino remoto ou a distância que pode ser utilizada por faculdades, escolas e, até mesmo, por qualquer pessoa que queira ofertar cursos EAD. A empresa mineira que lançou seu APP em meio a pandemia nasceu como uma startup há 4 anos. Atualmente, a plataforma é reconhecida no mercado e possui clientes públicos e privados em todo o Brasil.

Fonte: Roberta Salvático Vaz de Mello é Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica e Cidadania da Famig, professora universitária, graduada, mestre e doutoranda em Direito pela PUC-Minas.


comentários