Para realização do procedimento é necessário preparo psicológico e consentimento dos responsáveis
O nariz é um dos cartões de visita do rosto, ele ocupa o centro da face, sendo a primeira estrutura observada ao se olhar para uma pessoa. Mesmo antes de completar a maioridade, ou seja, 18 anos, muitos jovens desejam fazer alterações em seus corpos, seja por questões estéticas ou por real necessidade. Um dos procedimentos cirúrgicos mais procurados é a rinoplastia ou plástica do nariz. Esse procedimento permite corrigir problemas estéticos e/ou funcionais do nariz, de maneira que haja um ganho na autoestima e na qualidade de vida dos adolescentes.
Em suma, a rinoplastia é a modificação cirúrgica das estruturas ósseas e cartilaginosas com intuito de proporcionar um melhor aspecto nasal, além de restabelecer ou manter a função ventilatória do nariz.
O cirurgião plástico e crânio-maxilofacial, Dr. Geraldo Capuchinho, alerta que, normalmente, a idade mínima para a realização da rinoplastia é entre os 15 e 16 anos de idade. “Geralmente a plástica do nariz pode ser feita depois de finalizado o desenvolvimento facial, o que ocorre em torno de 15 a 16 anos de idade em mulheres, e a partir de 16 anos nos homens.”, diz.
Mas, em algumas situações, o procedimento pode ser realizado mais cedo. “Principalmente nas metrópoles, tem-se observado um início da puberdade em uma idade mais jovem. Assim, o desenvolvimento da face também acontece de modo mais precoce e pode propiciar a realização da rinoplastia antes da idade preconizada nos livros”, destaca o Dr. Capuchinho.
Rinoplastia e autoestima em jovens adolescentes
Pelo fato do nariz estar no centro da face, é inevitável que seja notado no convívio social. Assim, indivíduos insatisfeitos com o aspecto do seu nariz tendem a ser mais inseguros e isso atrapalha na sua tomada de decisões. Com a melhora do aspecto nasal, pode haver um ganho nessa autoconfiança e, dessa maneira, as pessoas passam a se gostar mais e ter uma autoestima melhor.
Mas antes de efetuar a cirurgia, além da necessidade de se analisar o desenvolvimento facial, também é de extrema importância uma avaliação do aspecto psicológico. ”É preciso haver um preparo psicológico cuidadoso para os adolescentes, porque a mudança na aparência será significativa e irreversível. Além disso, é necessário o consentimento dos responsáveis”, explica o cirurgião.
Fonte: Geraldo Capuchinho Jr. – Médico cirurgião plástico e crânio-maxilofacial, Membro da Intern. Society of Aesthetic Plast. Surg, The Aesthetic Society & Rhinoplasty Soc. of Europe – @dr.capuchinho
Foto: Internet