Saiba a importância dessa organização para o sucesso do seu negócio 

Dentro de uma empresa, o planejamento estratégico de vendas é essencial para definir todas as ações que serão tomadas para o bom funcionamento da organização. É ele que contribui na administração do tempo, recursos e energia para a estratégia de negócio, focando no que realmente importa a longo prazo, ou seja, aquilo que vai trazer mais prosperidade no setor comercial e consequentemente  para a empresa.

Em resumo, o planejamento funciona como um mapa  para guiar as diretrizes  para que as equipes de vendas atuem e possam capturar mais leads, converter mais e aumentar sua fidelização. “Sendo assim, o  plano estratégico de vendas é elaborado por um gestor da área, para que traga resultados ainda melhores, esse documento pode ser criado em parceria com demais membros da equipe. Dentre as  principais metas, estão definir ações, planejar e gerenciar os resultados obtidos”, afirma Silvio Azevedo, consultor comercial e educador financeiro.

O consultor ainda explica que com o planejamento é  possível  evitar a tomada de  decisões sem fundamento e que podem comprometer o sucesso comercial. ”Logo, o primeiro passo a ser dado é sua utilidade para dar direções. Dessa forma, todos da equipe podem compreender qual caminho a empresa está seguindo e quais os meios de chegar até essa etapa. As estratégias bem pensadas também permitem análises mais organizadas dos resultados e, consequentemente, visões de futuro com oportunidades a serem exploradas”, diz.

Além disso, quando uma empresa entende quais são suas fraquezas e seus diferenciais, e sabe o mercado em que está atuando, ela consegue escolher as melhores estratégias para pôr em prática no dia a dia do trabalho das equipes. Também é uma ótima forma de engajar os colaboradores, fazendo com eles trabalhem de forma mais produtiva para melhorar resultados.

Como montar um planejamento estratégico de vendas?

  • Inicie com uma análise da sua empresa e do seu time;
  • Busque conhecer melhor o seu cliente ideal;
  • Estabeleça metas claras e possíveis de serem alcançadas;
  • Defina quais estratégias serão usadas para alcançá-las;
  • Estabeleça um fluxo para o seu planejamento;
  • Crie um cronograma de ações;
  • Defina as métricas e mensure os resultados.

 

Fonte: Silvio Azevedo – consultor comercial e educador financeiro. Instagram: @/silviocazevedo

Foto: Acervo Pessoal | Divulgação


comentários