Pequenos hábitos que podem ser levados para a vida fazem a diferença

Início de ano é uma época cheia de metas, e ficar de bem com a balança é uma que está sempre presente na cabeça dos brasileiros. Além disso, muitos dos que ganharam peso com a quarentena estendida no ano de 2020 e aproveitaram as comemorações de final de ano para se esbanjar na alimentação e no consumo de bebidas alcóolicas querem mudar sua estética em 2021 e voltar a fazer as pazes com o espelho.

Mas uma dieta muito restrita logo no início do ano pode ser um pesadelo – e não a solução. “Como janeiro para a maioria é período de férias, ou de viagens e confraternizações de verão, muitos saem da rotina e juntamente, a rotina alimentar também foge dos trilhos.”, afirma o médico gastroenterologista Bruno Sander.

Portanto, se restringir muito especialmente nessa época é péssimo, pois isso pode comprometer até mesmo a nossa saúde mental e fazer com que os momentos de lazer não sejam aproveitados. Mas tem como aproveitar essa época com responsabilidade na alimentação e sem se comprometer muito com a balança, com dicas que podem ser levadas para o resto do ano e para a vida, para que o aumento de peso não seja um fator constante em sua vida!

Confira:

Vai pra uma confraternização? Se atente ao que for levar para comer e beber. Petiscos fáceis costumam ser recheados de carboidratos (batatinhas, chips, torradas etc) além de serem bastante industrializados. Opte por alimentos que contém mais proteínas (queijos, porções de carne) e gorduras boas (oleaginosas como amendoim e castanhas). Se for beber, prefiras bebidas com poucos carboidratos como os destilados (Gin, uísque e vodca). Sucos de caixinha são uma boa opção para quem não consome alcóol, mas costumam ser ricos em açúcar. Confira a lista de ingredientes e opte pelo que possui a menor quantidade deles.

Vai passear? Procure se exercitar onde for. Tanto na praia quanto no campo, opções de lugares amplos para se exercitar costumam estar presentes. Caminhar pela praia de manhã e deixar o carro de lado na hora de sair, dependendo da distância do local, pode colaborar para que o sedentarismo não fique presente a todo tempo nessa época e ainda te proporciona a conhecer lugares que ficariam despercebidos em uma viagem dentro do automóvel. Aproveite!

Anime pessoas para seguirem o plano com você! Costumamos dizer que a união faz a força e, no caso de alimentação saudável e rotina de exercícios, muitas pessoas preferem que isso seja feito em compania. Uma dica é chamar um amigo ou parente para seguir essa rotina com você e te acompanhar nesses momentos, assim, um motiva o outro.

Aproveite o verão para consumir mais frutas, e continue com elas pelo resto da vida! As frutas da estação são deliciosas e refrescantes e ainda são práticas de carregar para os lugares. Além disso, promovem saciedade e ainda são cheias de vitaminas e nutrientes essenciais para o corpo, ou seja, só benefícios! Uma dica é carregar algumas frutas na bolsa, se for pra praia por exemplo, isso evita a acabar comendo algo pouco nutritivo e de procedência duvidosa. Carregue-as consigo e estimule os outros a optarem por elas também.

E, por último, mas nem de longe menos de importante, se hidrate, SEMPRE! A água é nossa melhor amiga em vários momentos, mas no verão, época que o corpo perde mais líquidos e produzimos mais suor, não deixe de tomá-la. Caso for tomar bebidas alcóolicas para se refrescar, intercale tomando água, pois além de evitar a desidratação, evita a famosa ressaca no dia seguinte. A água de coco in natura também é uma delícia que pode ser apreciada nessa época. Aproveite!

Fonte: Bruno Queiroz Sander, médico cirurgião endoscopista, especialista em gastroenterologia e diretor do Hospital Dia Sander Medical Center, em Belo Horizonte (RQE: 14270/32354/41292).


atualizado em 13/01/2021 - 08:57

comentários