As ações para preparar profissionais para a era da IA são cada vez mais urgentes

A inteligência artificial já deixou de ser coisa de filme futurista para fazer parte do dia a dia das pessoas, inclusive no trabalho. Hoje, há máquinas realizando uma série de atividades operacionais dentro de indústrias e empresas, independentemente do tamanho delas. Dados do Relatório de Tecnologia e Inovação de 2021 da ONU, mostra que soluções de IA e outros tipos de automação podem ser aplicadas para aumentar a produtividade dos trabalhadores, ao mesmo tempo em que poderão substituir muitas funções atualmente desempenhadas pelos humanos.

Embora elimine a necessidade de funcionários para muitas tarefas rotineiras e administrativas, Breno Lessa, CEO da Appia destaca que a tecnologia criará novos empregos. “Na mesma proporção em que a demanda por desenvolvedores de software, cientistas de dados e outros especialistas digitais aumentará em todos os setores, ou seja, é necessário redistribuir, aumentar as habilidades ou requalificar as pessoas”, ressalta.

O aumento da robotização do trabalho permitirá que os trabalhadores realizem funções de maior valor agregado. ”A substituição de tarefas repetitivas em profissões jurídicas, contábeis, administrativas e similares abre a possibilidade para os funcionários assumirem funções mais estratégicas. Isso mostra como a Inteligência Artificial afetará não apenas os trabalhos manuais, mas também funções executivas e de gerência”, explica Breno.

Apesar disso, as habilidades humanas essenciais, como empatia, criatividade e inteligência emocional, que não podem ser desenvolvidas pela tecnologia, se tornarão mais indispensáveis. Crises como a pandemia de COVID-19 ressaltam a importância dessas ocupações para garantir o bem-estar da sociedade.

Como lidar com a inteligência artificial

  • Busque sempre conhecimento e atualização: O conhecimento não pode parar na graduação, e nem mesmo na sua área de atuação. É preciso que você faça cursos de atualização constantes e busque ser um profissional cada vez mais interdisciplinar, principalmente no que se refere à utilização da tecnologia, para se manter competitivo no mercado de trabalho;
  • Desenvolva as suas soft skills: É essencial que você invista no desenvolvimento de habilidades como inovação, flexibilidade, criatividade, comunicação interpessoal e empatia. Isso porque elas têm a capacidade de se tornar o seu diferencial no mercado de trabalho;
  • Saiba se adaptar: É fundamental que você saiba se adaptar a situações diferentes, encarando a mudança como um desafio e não como um problema. Dessa forma, você é capaz de acompanhar as tendências de mercado com facilidade;
  • Pense global e criticamente: Outra necessidade para que você se prepare para a entrada da inteligência artificial no mercado de trabalho é o desenvolvimento de pensamento global e crítico. Isso significa que é preciso que você saiba ver a empresa, o mercado e a sociedade como um todo, em vez de focar apenas em alguns elementos, sejam eles relacionados ou não a sua área de atuação.

Fonte: Breno Lessa, formado em direito, computação e CEO da Appia – https://www.appia.com.br/ – @appiadigital –

Foto: Fonte – Internet


atualizado em 11/04/2023 - 17:47

comentários