Especialista comenta sobre a influência do pensamento negativo para a saúde e resultados insatisfatórios na vida

Já imaginou como os seus sentimentos influenciam diretamente suas ações e quais são seus resultados? No que eles impactam? As chamadas “emoções negativas” possuem papel fundamental na forma como cada indivíduo consegue lidar com o mundo. E o reflexo delas podem influenciar não só o presente, como o futuro, as relações e, até mesmo, aspectos sobre a saúde física e mental do corpo.

Cida Montijo, escritora e especialista em terapia integrativas, esclarece que toda essa conexão acontece porque as emoções estão diretamente ligadas aos pensamentos, e muitos arquétipos, estão armazenados no subconsciente, que é basicamente, responsável por tudo que define cada ser humano.

“Tudo o que projetamos externamente é apenas a ponta do iceberg em relação ao que está em nosso subconsciente, aos modelos que construímos e vamos carregando ao longo da vida. Portanto, o que é considerado pequeno, por exemplo, pode ser sinal de algo mais complexo está começando a surgir, porém sem ainda a devida consciência do fato. Ao final, vemos somente um resultado não tão favorável quanto gostaríamos e não temos claro como tudo ocorreu daquela maneira.”

Consequências

A vibração emocional negativa está atrelada ao nível de consciência da contração, segundo pesquisa do Dr. Hawkins, mais exatamente ao nível da consciência do medo – “Por ser algo ligado ao pensamento e assim às emoções, nosso corpo e nosso sistema imunológico, bem como nossas células, ressentem-se profundamente, manifestando-se através de doenças psicossomáticas. Deste modo, é comum que doenças surjam a partir do estresse ou da tristeza profunda”, destaca.

Exatamente por isso, as emoções negativas devem ser tratadas, quando se tornam conscientes, para evitar esse tipo de situação. “Para todos nós é normal sentir essas vibrações negativas, em algum momento, é claro. Porém, há maior risco quando essas emoções se tornam frequentes, pois elas desequilibram nossos chacras, que afetam nosso corpo, nossa mente, nossa alma. Portanto, é preciso sempre estar em busca de meios para evitá-las”, diz.

A melhor forma de fazer isso é incentivando exatamente o oposto: as boas vibrações. “É necessário se autoconhecer e descobrir tudo aquilo que te faz bem. Essas são ocasiões que nunca são demais e podem ajudar em todos os aspectos da vida. Busque formas de lazer, de relaxamento e saiba o momento de parar para recarregar suas energias”, acrescenta.

Fonte: Cida Montijo, escritora e consultora empresarial. Formada em Letras, atuou como professora de português e espanhol. É graduada em pedagogia empresarial pela PUC. Migrou para a área de consultoria empresarial e recursos humanos. Criou um programa de consultoria em gestão empresarial, com experiência dentro e fora do Brasil. É especialista terapias integrativas. Autora do livro “Emoções e suas frequências – Salto quântico para o equilíbrio”.


atualizado em 26/10/2020 - 13:53

comentários