Novo modelo de transação financeira criado pelo Banco Central – o PIX – se torna principal ferramenta e promete revolução no mercado

Atualmente a exclusão financeira está entre os principais problemas socioeconômicos do mundo. De acordo com uma pesquisa divulgada pela Global Findex, cerca de 73% da população mundial ainda não faz parte do sistema financeiro. Enquanto isso, no Brasil, 40 milhões de pessoas passam por essa situação. De acordo com o estudo, isso causa uma perda de bilhões por ano na economia nacional e mundial.

Portanto, é mais do que comprovado que a inclusão financeira representa um papel fundamental na recuperação econômica de diversos países, principalmente o Brasil. E foi pensando exatamente nisso que, em 2018, nasceu a primeira fintech totalmente mineira do país: a U4crypto. Desde sempre, através de pesquisas e análises de mercado, os sócios Túlio Ornelas Iannini, Roberto Martins e Tito Lívio de Figueiredo decidiram que a busca pela inclusão financeira seria o principal objetivo da empresa.

Dois anos depois, essa realidade já gera bons frutos. “Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas em pouco tempo de mercado já conseguimos bastante resultado. Contamos com cases de sucesso, já temos outros em vista e a expectativa é que até 2021 seja possível realizar uma expansão ainda maior que o esperado lá no início”, conta o CEO da U4crypto, Túlio Iannini.

Como a inclusão financeira se torna possível?

A ideia da U4crypto é simples: dar acesso seguro e eficaz ao mercado financeiro para quem pode ser de fato o porta voz da população que mais necessita de inclusão financeira. Isso se resume a empresas e associações que reúnem todas essas pessoas. “O principal problema hoje em dia é a demora e falta de informação que pode fazer a população mais leiga chegar até os bancos. As transações são burocráticas e demoram dias para serem realizadas. Uma simples dúvida precisa de um processo demorado para ser respondida e muita coisa não é explicada de forma que qualquer um consiga entender e se sentir seguro para confiar suas finanças a um banco”, afirma.

Portanto, a melhor solução é fornecer um meio para que esses problemas sejam resolvidos, na palma da mão e de forma simples. “Ou seja, o propósito da U4crypto é oferecer um banco próprio para qualquer uma dessas organizações que falam com essas pessoas. Sindicatos trabalhistas, empresas privadas, associações de classes ou comunitárias, dentre outros. Com isso, todas essas entidades podem construir o seu próprio banco digital com todas as vantagens e segurança que os maiores do mercado oferecem, ainda com o bônus de que elas poderão colher resultados e investir para também terem seu retorno dentro do mercado”, esclarece.

PIX

E por falar em inclusão financeira, atualmente a expectativa entre as fintechs cresceu ainda mais. Com a criação do PIX pelo Banco Central, as facilidades começam ser ainda maiores. “O PIX é um novo método para realizar pagamentos instantâneos existente no Brasil. A partir de agora, o antigo jeito de fazer transações bancárias vai começar a ser extinto. O que antes demoravam dias para ser feito – como transferências, pagamentos e outros – poderá ser realizado em segundos de qualquer lugar que você estiver. Imagine fazer uma transferência urgente para um familiar que possui outro banco e ele receber isso em menos de 1 minuto? Com o PIX será possível”, garante.

A tendência é que esse se torne o principal modelo realizado no Brasil a partir do próximo ano. “A população ainda precisa se acostumar e entender que o modelo é totalmente seguro. Ele acabou de chegar, então ainda teremos uma fase de inserção em todos os bancos, adaptação e demais necessidades. Porém, provavelmente, até o fim de 2021 ele já será parte da vida da maioria dos brasileiros que já estiverem inseridos no sistema financeiro”, completa Túlio.

Fonte: Túlio Iannini, CEO da U4crypto. Possui mais de 20 anos de experiência em TI e como empreendedor na área. Atuou como Presidente da ASSESPRO-MG e Vice Nacional (Federação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação) entre 2009 e 2012. Participante do programa de aceleração de Startups da ENDEVOR Brasil – Scale Up 2018. É mestrando em Administração com MBA em Gestão da Competitividade e Graduado em Comunicação Empresarial.


comentários