Créditos: ALC / Divulgação.

Sócio-diretor da ALC Advogados, com matriz em Pedro Leopoldo, Região Metropolitana de Belo Horizonte, o profissional do Direito atua em todo o Brasil e coleciona cases de sucesso em sua trajetória de empreendedorismo como gestor, presidente da OAB regional e palestrante

Ter espírito empreendedor é determinante para o sucesso dos negócios nos mais variados segmentos. Na área do Direito, o advogado André Leonardo Couto é exemplo de como as características de um bom gestor podem ser aplicadas para o êxito de uma iniciativa, como o seu escritório, ALC Advogados, que comemora 10 anos de trajetória em 2020.

O escritório ALC Advogados é sediado na cidade de Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Com atuação nacional e vários cases de sucesso, o advogado André Leonardo Couto trabalha principalmente nas áreas do Direito do Trabalho, Cível e Imobiliária, com clientes em diversos Estados. “Estamos em Minas, mas a nossa maior fonte receita vem da Bahia, onde temos excelentes clientes. Somos um escritório full service, mas temos grande expertise e reconhecimento nas áreas Trabalhista, Cível e Imobiliária”, explica André Leonardo Couto.

Antes de começar a empreender no seu próprio negócio, muitas coisas aconteceram na vida de André Leonardo Couto. “Conheço muitas pessoas em Pedro Leopoldo e, apesar de ser pedro-leopoldense de coração e Cidadão Honorário, condecorado pela Câmara Municipal, a verdade é que cheguei na cidade aos três anos de idade junto com os meus pais, que queriam uma vida mais tranquila para família com ares de interior. Vivi minha infância, cresci e estabeleci as minhas raízes neste município maravilhoso”, conta.

A sua trajetória profissional começou aos 17 anos. Apesar do desejo em atuar na medicina, André Leonardo Couto se sentiu atraído pela área do Direito e, também atendendo a uma vontade de sua mãe, Maria Celis, começou a estudar Direito na cidade de Sete Lagoas, que fica perto de Pedro Leopoldo. “Costumo falar que cresci 10 centímetros na faculdade, pois entrei muito novo e completei a maioridade já como estudante universitário”, pontua.

A dedicação foi um fator essencial para a chegada de André Leonardo Couto ao patamar de hoje. Logo no início do curso de Direito, ele já participava de audiências voluntariamente para fazer uma imersão na área. Com isso, já começou a estagiar em um importante escritório da região. “Tive o privilégio de startar minha atuação profissional no escritório do Dr. Gentil, onde pude ter a honra de trabalhar ao lado do Dr. Arthur Araújo. Fiquei seis anos por lá e aprendi muito. Me lembro que durante o meu estágio as petições eram feitas à mão e eu era responsável por passar a limpo. Com esta experiência, tive duas influências poderosas: o Dr. Arthur com um nível acadêmico avançado e o Dr. Gentil que me ensinou a área pragmática do Direito”, se recorda.

Após os seis anos de parceria com o Dr. Gentil, o advogado André Leonardo Couto sentiu que poderia ampliar a sua área de atuação. Naquele momento, ele foi convidado para ser sócio do Dr. Geraldo Nery, outro importante nome do Direito em Minas Gerais. “Foi um marco na minha carreira. Mudei de patamar e deixei de ser um advogado regional para começar a atuar em todo o país. Até então eu atendia principalmente pessoas físicas e quando comecei esse novo ciclo, passei a trabalhar com empresas, o que foi um grande desafio e que me fez apaixonar ainda mais pela área. Foram 10 anos trabalhando ao lado de um dos melhores advogados que conheço. O Dr. Geraldo Nery me ensinou muito com a sua inteligência e generosidade. Ele abriu a minha cabeça, me proporcionou um networking incrível e com certeza foi fator decisivo para estarmos onde estamos hoje”, explica.

Passados 10 anos de trabalho ao lado do Dr. Geraldo Nery, a inquietude natural de André Leonardo Couto o fez tomar uma grande decisão. Ele conta que naquele momento era feita a primeira aposta do advogado como empreendedor, ou seja, abrir seu próprio escritório. O Dr. Geraldo Nery, pessoa a que tem muita gratidão e respeito, compreendeu e o desejou sucesso.

O escritório ALC Advogados foi inaugurado exatamente no dia 2 de julho de 2010, já com foco na advocacia empresarial, principalmente trabalhista. “Naquela época, aluguei um imóvel e comecei a trabalhar. As dificuldades foram enormes. Para se ter uma ideia, varri a varanda do escritório e ia para a porta de um restaurante para usar a internet wi-fi. Mas elaborei um planejamento estratégico e já no primeiro mês atingi a nossa meta e a empresa começou a se expandir para outras cidades e Estados”, relembra.

A inquietude de André Leonardo Couto não deixou que ele ficasse apenas em seu escritório. Entre os anos de 2010 e 2012, exerceu o mandato de presidente da OAB de Pedro Leopoldo. Mas antes disso foi Secretário Adjunto, e Vice-Presidente. Após dirigir a regional da entidade, ainda atuou como Conselheiro Estadual entre 2013/2015 e 2016/2017. “Eu sinto que, por eu ser um advogado atuante, é importante eu participar e acompanhar uma entidade que representa a nossa classe profissional”, conta o advogado, que também fez parte da AMAT – Associação Mineira de Advogados Trabalhistas, como Diretor e Conselheiro.

O advogado André Leonardo Couto tem o poder de atrair a atenção das pessoas graças a sua personalidade e o seu jeito cordial. Sua constante busca de conhecimento reflete no desejo de reverberar o que ele aprende na vida pessoal e profissional. Por isso, ele ministra palestras em faculdades e empresas de variados temas dentro da sua atuação, que vão desde questões técnicas do Direito até encontros motivacionais em empresas.

Agora, completando 10 anos de negócio e apesar da pandemia, que mudou muitas formas de pensar e trabalhar, o advogado é otimista. “O escritório ALC Advogados se mantém firme, alicerçado em seus valores e na missão de prestar o melhor serviço aos clientes. O que planejo e estou trabalhando para o futuro é ampliar a nossa atuação e continuar fazendo o que amo e o que sinto que nasci para fazer: advogar e ajudar pessoas e empresas”, finaliza André Leonardo Couto.


comentários