Plataforma permite que alunos continuem tendo
acesso às atividades de forma fácil e ágil

O distanciamento social impõe mudanças no cotidiano das instituições de ensino e um repensar sobre as atividades acadêmicas desenvolvidas em cada curso superior. Além disso, as ferramentas tecnológicas utilizadas por alunos e professores durante a pandemia nunca foram tão importantes para a continuidade dos estudos.

Ao permitir a substituição das atividades dos cursos presenciais por meios remotos até dezembro de 2020, o Ministério da Educação determinou que é de responsabilidade das instituições a disponibilização de plataformas aos alunos que permitam o acompanhamento das atividades letivas ofertadas.

Para os cursos superiores, uma startup mineira fundada há quatro anos possui a solução completa que permite a continuidade das atividades acadêmicas, inclusive para a prática jurídica. A plataforma Sistema Faculdade oferta ao mercado o único sistema aplicável ao Núcleo de Prática Jurídica das faculdades de Direito, e detém exclusividade nesse segmento.

Roberta Salvático Vaz de Mello, coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica e Cidadania da Famig, explica que o Núcleo de Prática Jurídica Eletrônico (NPJ-e), possibilita a realização de todas as atividades de maneira remota com o total acompanhamento dos professores, “Funciona tanto para as práticas reais quanto simuladas, além de atender a todos os parâmetros de qualidade previstos nos instrumentos de avaliação do MEC e facilitar a gestão de coordenadores e diretores”, acrescenta.

Essa inovação é utilizada por diversas instituições, as quais não suspenderam as atividades de estágio durante a pandemia, conforme relata Roberta Salvático: “Com o NPJ-e não foi necessário suspender as atividades práticas de estágio, pois, o sistema me permite realizá-las de maneira completamente inovadora e remota com muito mais eficiência, inclusive. Além de inovador, o NPJ-e resolve várias dores dos coordenadores, alunos e dirigentes institucionais.”, conclui a coordenadora.

Sistema Faculdade

A Sistema Faculdade é uma plataforma com diversos módulos para a oferta de ensino remoto ou a distância que pode ser utilizada por faculdades, escolas e, até mesmo, por qualquer pessoa que queira ofertar cursos EAD. A empresa mineira detém a exclusividade na comercialização do Núcleo de Prática Jurídica Eletrônico. Fundada como uma startup há 4 anos, atualmente a plataforma é reconhecida no mercado e possui clientes públicos e privados em todo o Brasil.

Fonte: Roberta Salvático Vaz de Mello é Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica e Cidadania da Famig, professora universitária, graduada, mestre e doutoranda em Direito pela PUC-Minas.

 


atualizado em 16/07/2020 - 13:07

comentários